Perguntas Frequentes
Em ações judiciais, a prova pericial tem como objetivo levar o conhecimento técnico ao juiz da causa, em relação aos fatos trazidos pelas partes litigantes, de modo a auxiliá-lo em seu livre convencimento.
Contar com um assistente técnico para acompanhamento de perícias judiciais é fundamental. É pelo seu trabalho que se estabelece o contraditório. Ou seja, sobre o entendimento do perito nomeado pelo juiz da causa são feitos questionamentos. A existência, portanto, de conclusões diversas acerca do mesmo fato, garantem a imparcialidade, segurança e eficiência da prova pericial produzida.
O assistente técnico contratado por uma das partes tem seu papel fundamentado no acompanhamento das diligências relativas à perícia e poderá ainda elaborar quesitos técnicos destinados a esclarecer os fatos e provas apresentadas, emitir seu próprio parecer e, se for o caso, impugnar o laudo apresentado pelo perito do juízo, na hipótese de constatar alguma irregularidade. Ou seja, trata-se de instrumento capaz de proteger os interesses da parte.
A empresa Marcus Daniel Machado & Associados trabalha em sinergia com escritórios de advocacia, empresas e pessoas físicas. O apoio do escritório abrange diversas etapas do processo, desde o assessoramento da tese de defesa, a elaboração dos quesitos, o acompanhamento do perito judicial (profissional nomeado pelo Meritíssimo Juízo – MM. Juízo) para avaliar e emitir parecer referente ao objeto pericial. Além disso, quando há necessidade, os profissionais acompanham a elaboração da impugnação técnica ao laudo do perito judicial nomeado.
Nossos preços são compatíveis com o mercado e definidos de acordo com a complexidade de cada caso, o tempo estimado para a execução dos trabalhos, os profissionais envolvidos e os custos com deslocamento. Com ética e compromisso com a qualidade, buscamos gerar economia para o cliente. Clique aqui e entre em contato para fazer um orçamento.
Avaliação de documentos – antes da perícia, o assistente técnico avalia cuidadosamente toda a documentação a ser apresentada ao perito judicial, orientando a empresa sobre a relevância ou não da apresentação de determinado documento.
Subsídios para a defesa – após a avaliação dos documentos apresentados no processo, o assistente elabora um relatório com as informações ou dados relevantes, que serão utilizados para orientar os advogados na preparação da estratégia de defesa.
Elaboração de quesitos – elabora quesitos a serem respondidos pelo perito judicial. Essas perguntas, quando formuladas por um profissional específico da área, são mais técnicas, esclarecedoras e objetivas, delimitando os parâmetros a serem seguidos na perícia.
Acompanhamento da perícia técnica – o objetivo da perícia é a aferição técnica de fatos, relações ou pessoas, para definir a existência ou não do nexo de causa e efeito. No momento da perícia, o assistente técnico defenderá a empresa com suas colocações e argumentações técnicas.
Elaboração de parecer técnico – após a perícia, o assistente elabora, caso necessário, o parecer técnico, apresentando argumentos sustentados em princípios legais, doutrinários e científicos.
Manifestação ao laudo pericial – o assistente técnico oferece aos advogados subsídios técnicos para contestar o laudo pericial, quando necessário, ou para manifestar a concordância com o laudo, quando houver conclusão favorável à contratante.
O assistente auxilia o perito nomeado pelo juízo a perceber as diferentes interpretações do fato para que a empresa não seja prejudicada com visões unilaterais ou que não sejam suficientemente abrangentes. O assistente técnico é contratado para ser os olhos da parte contratante.
Facilidade
Atuação em todo território nacional! Entre em contato!
Fale Conosco
(11) 99900-3257
contato@marcusdanielmachado.com.br
peritomdaniel@gmail.com